O BERÇO DA IGREJA ESTÁ NA FAMÍLIA

O BERÇO DA IGREJA É A FAMÍLIA

Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. (Gen. 1, 27). O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja adequada". (Gen. 2,18). Seja bendita a tua fonte! regozija-te com a mulher de tua juventude, corça de amor, serva encantadora. Que sejas sempre embriagado com seus encantos e que seus amores te embriaguem sem cessar! Por que hás de te enamorar de uma alheia e abrtaçar o seio deuma estranha? Prov. (5, 18-20). Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus lhe respondeu: “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não por mim. Se me conhecêsseis, também certamente conhecereis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto”. (Jo. 14, 5-7). Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas, mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso. Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. (Luc. 14, 29-31). Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. (Mat. 7, 12-14). 

Deus os abençoou: “frutificai – disse ele – e multiplicai-vos, enchei  a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todas os animais que se arrastam sobre a terra”. (Gen. 1, 28). Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honrai teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5, 16). Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor. (Ef. 6, 1-4). O filho sábio é a alegria de seu pai; o insensato, porém a aflição de sua mãe. (Prov. 10, 1). Um filho sábio ama a disciplina, mas o incorrigível não aceita repreensões. (Prov. 13, 1). Quem poupa a vara odeia seu filho; quem o ama castiga-o na hora precisa. (Prov. 13, 24). E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: Expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados. (Mar. 16, 15-18). Sede pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. (Ef. 5, 1-2). Servos, obedeceis aos vossos senhores temporais, com temor e solicitude, de coração sincero, como a Cristo, não por mera ostentação, só para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus. Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens. E estais certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo, quer livre. Senhores, procedei também assim com os servos. Deixai as ameaças. E tende em conta que o Senhor está no céu, Senhor tanto deles como vosso, que não faz distinção de pessoas. (Ef. 9, 5-9). Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. (Luc. 2, 51-52).

Estes trechos bíblicos foram citados, para que posso me fazer entender na linha do raciocínio explicativo. Quando buscamos a palavra de Deus que é a BÍBLIA, tudo fica mais “fácil”, contudo cabe aos responsáveis pela família, ou seja, normalmente os pais no curso normal; terem o comando nas mãos (no cérebro, no coração e nos pulsos). Quando os filhos são criados, na doutrina religiosa, com os pais os educando com castigos na ora precisa, sem espancamento, mas com correções e presença de autoridade, diz a palavra; é porque ele ama seus filhos, mas se não o corrigi não o ama. Os pais são os que precisam dar exemplo de igreja e logo que os filhos nascem, ou bem antes é do casal a responsabilidade de já ir escolhendo os padrinhos para o futuro filho. Os padrinhos são para a Igreja de Deus na ausência dos pais os que devem inserir os afilhados no caminho cristão. Quando uma família é constituída na vida religiosa e cristã, a probabilidade dos filhos serem insensatos e de má índole é com certeza reduzida e muito. Os ensinamentos que os pais precisam dar aos filhos estão citados nos versículos acima e ser como o bom samaritano é dever de todos. Se o casal for de boa convivência religiosa e educar seus filhos na Lei de Deus, com certeza estes filhos honrarão pai e mãe, respeitarão os mais velhos e a todos com quem conviverem. Respeitar as pessoas e procurar entender os que elas podem estar vivenciando, não é tarefa fácil, mas se perceber que ela precisa de ajuda, o correto e encaminha-la a buscar a Lei de Deus. Se o casal pratica o hábito de rezar pela manhã, no almoço e antes de deitar passando essa mensagem para os filhos, essa casa pode ser chamada de Igreja doméstica e ou Igreja familiar. Tudo isso, não depende de ninguém a não ser de Nós. Deus abençoará a todos que um dia se arrepender dos erros cometidos e crer na palavra e buscar colocá-la em prática. 

 

Juarez Mendes de Souza.

Escreva um novo comentário: (Clique aqui)

SimpleSite.com.br
Caracteres restantes: 160
CONCLUÍDO Enviando...
Ver todos os comentários

Comentários recentes

23.07 | 13:07

q lindo isso amiga bjs

...
10.12 | 18:56

Cuta a minha página
penalsimplificado.simplesite.com.br

...
05.10 | 13:36

Boa essa sua iniciativa,gostei,vc e sua família são muito especiais pra nós.

...
20.09 | 20:39

juarez fico feliz de ver a restalração de você e sua família abraços rosa e jusça

...
Você curtiu esta página